Este número do Boletim do Centro de Letras e Ciências Humanas (nº 69) compreende sete artigos de pesquisadores das áreas de Educação, Teologia, Literatura, Língua Portuguesa, Poesia Oral, Semiótica, entre outras.
No artigo “As bases neuronais do processamento da prosódia afetiva como indicadas por ondas de ERP: abordando um estudo eletrofisiológico sobre as emoções expressas na fala”, os autores Wagner Ferreira Lima e José Luciano Tavares da Silva realizam estudo a respeito do sistema de codificação neuronal da fala afetiva, constituído por mecanismos múltiplos, hierárquicos e bilaterais. Salientam, também, a importância do papel da eletrofisiologia no estudo do cérebro humano.
Marlí Miotta apresenta o trabalho intitulado “Expressões do Rap em Londrina: tradição ou ruptura?”, com o objetivo de identificar elementos característicos da arte de vanguarda na produção poética do rap. A autora analisa a música Rolê em duas rodas, da Banda Pira Pura de Londrina, com base nos seguintes pesquisadores: Guy Debord, Paul Zumthor, Frederico Fernandes, Raymond Murray Schafer e Fátima Carneiro dos Santos.
Os autores Renan Luis Salermo, Cássia Vanessa Batalha e Loredana Limoli, no trabalho “A boba e A estudante russa: uma proposta de análise semiótica greimasiana”, realizaram um estudo da pintora moderna Anita Malfatti com base nos instrumentais teóricos da semiótica de linha francesa, com o objetivo principal de focalizar o semissimbolismo, definido como um tipo de relação significante e decorrente da articulação entre o plano de conteúdo e o plano da expressão.
No trabalho “A morte de Van Dorth no romance histórico contemporâneo”, João Antonio de Santana Neto, com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso filiada a Pêcheux, estudou, no romance de Aydano Roriz, os seguintes conceitos: condições de produção, formações ideológica e discursiva, interdiscurso, memória discursiva, arquivo e sujeito.
Laiza de Sena, no artigo “Sarcasmo e ironia: uma questão de entonação?”, investiga, no português brasileiro, a entonação na fala que distingue uma sentença interrogativa de uma declarativa, com o objetivo primordial de relatar as configurações linguísticas que norteiam a produção de determinados sentidos em sentenças Interrogativas totais, as condições em que elas são produzidas e suas implicaturas, buscando uma interface entre a semântica e a prosódia.
No artigo “Reflexões sobre o conceito colaboração em educação”, Jefferson Adriano de Souza e Kelly Cristinna Frigo Nakayama elaboram uma revisão bibliográfica, focalizando algumas dimensões e possibilidades do conceito colaboração com base em diversos pesquisadores da área. O objetivo principal é contribuir para um olhar crítico sobre os encontros colaborativos e auxiliar grupos que estão em processo de colaboração, ressaltando que diálogo e conflito são aspectos importantes para transformar conhecimentos, práticas, contextos e sujeitos.
Para finalizar esta edição, o artigo de Bárbara Luise Hiltel Venturini, intitulado “Recursos argumentativos em cartas do leitor da Folha de São Paulo”, reforça a necessidade de realizar, em todos os níveis de ensino, o estudo dos mecanismos responsáveis pela construção de um texto argumentativo. A autora selecionou um gênero midiático para demonstrar três recursos: a intertextualidade, a adjetivação e os operadores argumentativos.
Ano | 2016 |
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ISBN | 0105-6968 |
Autor(a) | Boletim do CCH |
Edição | 69 |
Editora | NULL |
Idioma | Português |
Ilustradora | NULL |
Tradutora | NULL |
Número de páginas | 162 |