Diretrizes de Publicação

A Eduel preza por publicações de caráter inédito. Assim, não recebe artigos oriundos de anais de eventos e/ou periódicos.

Teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso (TCCs), para submissão, devem passar por ajustes conforme normas técnicas adotadas pela Eduel para o formato livro.

Para ser considerado livro, o original deve ter no mínimo 50 páginas, previamente editadas.

Os livros editados pela Eduel serão impressos em escala preto e branco. A Eduel avaliará a viabilidade da publicação de propostas de livro colorido em partes ou o todo.

Custos da publicação:

Após a aprovação do livro pelo Conselho Editorial, o autor/organizador deverá, obrigatoriamente, submeter a obra à revisão linguística, escolhendo um dos revisores credenciados pela Eduel. Esta é a única etapa paga pelo autor/organizador. As demais etapas são de responsabilidade da Eduel.

A Eduel destina 10% (dez por cento) do total de livros impressos como direitos autorais.

Fluxograma de publicação:

  1. Contato com a equipe da Eduel para orientações gerais;
  2. Preenchimento do protocolo de entrega da documentação com as informações acerca da proposta, entregues na forma presencial, na Eduel, ou pelo e-mail eduel@uel.br;
  3. Avaliação textual do material e conferência dos documentos;
  4. Submissão do original para a avaliação de pareceristas externos;
  5. Retorno dos pareceres;
  6. Reunião do Conselho Editorial para submissão da proposta de publicação;
  7. Comunicação da decisão do Conselho Editorial;
  8. Submissão de revisão linguística para um/a dos/as revisores/as credenciados/as pela Eduel;
  9. Devolução à Eduel do livro revisado e da cópia da correção revisada;
  10. Conferência da revisão pela Eduel. Nesta fase, o texto poderá retornar para dirimir eventuais dúvidas discursivas;
  11. Editoração: contato com a equipe responsável pela editoração para discussão das ideias e propostas de capas e projeto editorial;
  12. Com relação à capa, o trabalho é realizado da seguinte forma:
    • entrevista (briefing);
    • elaboração de até 3 (três) projetos conceituais e estéticos;
    • contato para discussão dos projetos;
    • realização das alterações necessárias e fechamento da proposta.
  13. Envio, no formato .pdf, para a conferência;
  14. Devolução do arquivo com as correções e com as sugestões;
  15. Impressão da prova final para correções e autorização da impressão;
  16. Tratativa e assinatura de contrato com a equipe administrativa da Eduel;
  17. Publicação do livro em suas versões impressa e e-book ou digital.

Devem ser encaminhados à Eduel os seguintes arquivos: (eduel@uel.br)

  1. Proposta no formato docx (Word) e PDF, com autoria (autor(es)/organizador(es), na primeira página. No caso de coletânea, colocar autoria em cada capítulo);
  2. Proposta no formato PDF, sem qualquer autoria (nomes dos autores/colaboradores, referências à instituição de ensino e a projetos de pesquisa), buscando imparcialidade na avaliação dos originais. Esta é a versão que será enviada aos pareceristas); e
  3. Protocolo de Entrega devidamente preenchido e assinado pelo representante da obra frente à Eduel.

Padrões da Eduel para textos de orelha e quarta-capa:

  1. Os arquivos deverão estar no formato docx (Word) fonte Times New Roman, justificado e sem hifenização, tamanho 12.
  2. O texto sobre a obra para a 1ª orelha deverá ter até 1.600 caracteres. Outros autores ou pessoas relacionadas ao tema podem escrever e terão seus nomes creditados no livro.
  3. O texto sobre o autor para a 2ª orelha deverá conter até 1.600 caracteres.

     

  4. O texto de resumo da obra para a 4ª capa (contracapa) deverá possuir até 600 caracteres. Outros autores ou pessoas relacionadas ao tema podem escrever e terão seus nomes creditados no livro.

Obs.: caso o livro apresente questões de ordem ética, o autor/organizador fica responsável por providenciar o Parecer de Aprovação junto ao Comitê de Ética da UEL.

Política Editorial da Eduel:

É de responsabilidade da Eduel a execução do trabalho editorial, portanto desde a definição do tamanho e formato do livro (um ou mais volumes), a revisão, até a programação visual e a editoração completa do livro.

A Eduel poderá recusar propostas de capa ou projetos gráficos do miolo do livro.

Optar por título que contenha enunciado curto.

O sumário deverá conter apenas o título de cada capítulo e o nome dos autores (se for obra organizada).

Os subtítulos devem ser diferenciados por estratégias visuais, como uso do negrito, itálico, ou uso de uma tipografia diferente do restante do texto.

As informações sobre autores (no caso de coletâneas) deverão aparecer no final da obra.

As imagens devem ser inseridas em formatos próprios de imagem, como JPEG e PNG, em alta resolução. Devem, necessariamente, apresentar legenda e fonte.

Quando for o caso, a Eduel não receberá propostas de publicação sem que a documentação referente às cessões de direito autoral e de imagem sejam entregues. O termo de cessão de direitos encontra-se na aba documentos.

Após aprovação da obra, NÃO será aceita a inclusão de novos textos ou imagens, com exceção que a inclusão seja solicitada pela Eduel. As exceções são o Prefácio ou Posfácio, caso haja interesse do autor/organizador.

Para as propostas de tradução, é responsabilidade do autor/organizador obter a cessão de direitos da Editora de origem. O documento deve ser entregue no ato da entrega do texto para publicação.

Os direitos autorais são reservados à Eduel por um período de 10 (dez) anos.

Teses e Dissertações:

As teses e dissertações devem passar por alterações, com base nas regras adotadas pela Eduel, para adquirir o formato de livro. Com linguagem clara, objetiva e fluída, o original deve manter as características do texto científico. As seguintes recomendações devem ser seguidas:

  1. Eliminar notas em excesso, numeração progressiva desnecessária, listas de tabelas, de quadros, de imagens, agradecimentos longos a órgãos financiadores ou a bancas de defesa.
  2. Retirar menções como “esta tese” ou “esta dissertação”; “Este artigo foi apresentado no evento” ou “Capítulo baseado na dissertação de mestrado” etc.
  3. A apresentação deve conter formato simples e discreto, sem o uso de caracteres fantasia ou elementos decorativos desnecessários.

Coletâneas e Dicionários:

Elaborar apresentação e/ou introdução consistentes, justificando os objetivos da publicação.

Traduções:

Para a tradução de uma obra já publicada, o autor/organizador deverá apresentar as autorizações da editora e do autor do texto original. A Eduel encaminhará o texto para um revisor técnico, sendo que os custos da revisão serão de responsabilidade do tradutor.

  1. As características e a estrutura do texto original devem ser mantidas;
  2. O tradutor deverá enviar, juntamente com o texto, uma carta, com justificativa sobre a necessidade e sobre a relevância da publicação;
  3. É obrigatória a apresentação da autorização expressa, da editora e do autor da obra de origem que devem ser entregues no ato da entrega do texto da publicação à Eduel.

Impressão de livros pela Eduel:

São duas formas para a impressão dos livros:

  1. pela Eduel,
  2. pelo próprio autor ou organizador.

Mesmo com o livro aprovado para publicação, pelo Conselho Editorial, a impressão dos exemplares dependerá das condições financeiras e de pessoal da UEL, sobretudo da Gráfica e da própria Eduel. Portanto, a Eduel não se compromete com prazos de impressão dos exemplares.

As cláusulas contratuais mais específicas desse modelo de negócio estão previstas no Contrato de Cessão de Direitos Autorais a ser firmado, cuja minuta poderá ser acessada no link.

Caso o autor/ organizador possua recursos financeiros, a impressão poderá ser realizada por uma gráfica externa conveniada ou não com a Eduel. Nesse caso, o livro será editado e publicado pela Eduel. O custo total dessa impressão será de responsabilidade do próprio autor/ organizador, e a cessão de direitos autorais permanecerá com a Eduel. Do número de exemplares impressos, um terço ficará com o autor/organizador que financiou a impressão da obra. Dois terços restantes ficarão com a Eduel para comercialização.

Obs.: Os livros publicados com recursos financeiros oriundos de Editais de fomento não poderão ser comercializados.

EDUEL - Editora da Universidade Estadual de Londrina - Rodovia Celso Garcia Cid (PR 445), Km 380 - Campus Universitário - CEP: 86057-970 - Londrina - Paraná

FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL - CNPJ/MF: 03.061.086/0001-50 - Rua Espírito Santo, 1809 - Centro - CEP: 86010-510 - Londrina - Paraná