Como Publicar

Normas para a submissão dos origianis

Antes de enviar seu material à EDUEL, siga as especificações técnicas abaixo. As propostas que estiverem fora das normas não serão aceitas. Deve ser encaminhada à Editora uma cópia impressa da proposta de publicação e uma cópia digitalizada (CD-ROM), juntamente com o Protocolo de Entrega do Manuscrito. Caso o autor opte pela escolha do ilustrador, ele deverá entregar, junto ao texto, as ilustrações impressas e coloridas

ATENÇÃO! Com o objetivo de buscar imparcialidade na avaliação dos originais, a Editora eliminará o nome do(s) autor(es) das cópias submetidas aos assessores ad hoc.

É necessário seguir rigorosamente os critérios apontados pela editora para a submissão dos originais.

1. REVISÃO E ADEQUAÇÃO LINGUÍSTICAS

Seu livro precisa obedecer às normas linguísticas e, ao mesmo tempo, estar adequado à variedade linguística da criança a que a obra é destinada. Em outras palavras, a forma de apresentação do conteúdo deve contemplar o uso da linguagem adequada à faixa etária a que se destina. A revisão textual é de responsabilidade do autor.

2. DIREITOS AUTORAIS

Os direitos são reservados à EDUEL pelo período de 10 (dez) anos.

3. COMITÊ DE ÉTICA

Se seu livro envolver questões de ordem ética, caberá ao autor providenciar o Parecer de Aprovação do Comitê de Ética da UEL, disponível no site do Comitê de Ética da UEL.

4. ATENDIMENTOS AOS PRAZOS

O autor que tiver seu livro aprovado para publicação deverá atender aos prazos estipulados para fazer as eventuais alterações no texto. Caso esses prazos não sejam cumpridos, o autor deve estar ciente de que outro livro entrará na linha de prioridade da editora.

Infantojuvenil

A partir do ano de 2009, a EDUEL abriu espaço para a publicação de literatura infantojuvenil. A finalidade é publicar material com conteúdo inovador e educativo, voltado ao desenvolvimento integral do indivíduo. Serão aceitos trabalhos de autores da UEL, de outras instituições e da comunidade externa em geral.

Aviso importante: o autor da obra não receberá dinheiro pela publicação. Será reservada ao autor e ao ilustrador uma porcentagem de 10%, para cada, da tiragem da impressão de livros, relativo a seus direitos autorais.

O processo de aprovação da publicação

Os livros publicados pela EDUEL são submetidos à aprovação do Conselho Editorial.

O original da obra será, inicialmente, submetido à análise do Comitê Consultivo Editorial Técnico e Pedagógico Infantojuvenil, formado por especialistas de competência reconhecida no meio acadêmico-científico. Aprovada nesta instância, a obra será enviada a dois pareceristas ad hoc, que emitirão pareceres para subsidiar a aprovação pelo Conselho Editorial. O Conselho é formado por nove membros, indicados pelos Conselhos de Centro de Estudos da UEL, e é presidido pelo(a) Diretor(a) da Editora. A atribuição do Conselho é definir e implementar a política editorial; decidir pela publicação ou não dos originais que são apresentados pelos autores; estabelecer os critérios de excelência e os padrões de qualidade da publicação. A decisão do Conselho Editorial é final e soberana. A resposta, positiva ou negativa, sobre a proposta apresentada será encaminhada ao autor de maneira objetiva, preservando sempre o sigilo de seus consultores.